Mensagem da Secretaria de Estado da Juventude e Emprego alusiva a celebração do 5 de Dezembro, Dia Internacional do Voluntariado

Compatriotas,

Celebra-se hoje, dia 5 de Dezembro, o Dia Internacional do Voluntariado, instituído em 1985 pela Organização das Nações Unidas em reconhecimento do papel do voluntariado na construção de sociedades harmoniosas e solidárias.

O lema das comemorações, “Se Todos Fizessem”, convoca os actores públicos, privados, sociedade civil, comunidades e pessoas singulares a abraçar o voluntariado, um acto de cidadania e humanismo.

Saudamos os moçambicanos que, de forma voluntária, têm participado em acções de carácter social como alfabetização, campanhas ambientais, assistência humanitária e na reconstrução pós-desastres.

A acção do voluntariado em Moçambique tem contribuído na gestão eficiente dos desastres tornando o país uma referência em África e no Mundo razão pela qual Sua Excelência o Presidente da República, FILIPE JACINTO NYUSI, foi eleito Campeão da União Africana de Gestão do Risco de Desastres.

O quadro legal nacional é favorável ao desenvolvimento do voluntariado com a aprovação da Lei do Voluntariado em 2011 e da Estratégia Nacional do Voluntariado, em Agosto do corrente ano.

Num momento em que Moçambique e o mundo enfrentam o impacto de eventos extremos da natureza, decorrentes das mudanças climáticas e da acção humana, exortamos a todos os compatriotas para que, no espírito do voluntariado, cada um renove o compromisso na ajuda aos mais vulneráveis e em situações de necessidade.

X