Jovens moçambicanos recebem incentivos para o empreendedorismo

Pelo menos 48 jovens receberam “kits” de trabalho semana passada, em Inhambane, no âmbito do programa “Meu Kit, Meu Emprego”, promovido pela Secretaria de Estado da Juventude e Emprego (SEJE).

Os “kits” são compostos por material de fabrico de blocos de construção, moldagem e reparação de pneus, processamento de frutas, moageiras, de salão e beleza, entre outros.

O secretário de Estado da Juventude e Emprego, Oswaldo Petersburgo, fez a entrega deste equipamento em Massinga, na visita de trabalho que realizou semana passada à província de Inhambane. Petersburgo disse que tal visa dinamizar o auto-emprego, reduzir o desemprego e melhorar as condições de vida dos beneficiários, tendo apelado para que apostem no associativismo como forma de atingir os objectivos desejados.

“Criem associações para implementar as vossas iniciativas porque, além de empregar mão-de-obra local, deverão contribuir positivamente para o sucesso dos projectos. As associações vão melhorar as condições de vida e contribuir na resolução dos problemas das comunidades, como é o caso da deterioração dos citrinos”, disse o secretário de Estado da Juventude e Emprego citado pelo jornal Notícias.

Acrescentou que o programa “Meu Kit, Meu Emprego” não só disponibiliza material de trabalho aos jovens, como também promove formação através dos centros de treinamento profissional e das unidades móveis espalhadas pelo país.

Para o secretário de Estado da Juventude e Emprego, o programa privilegia os jovens que já estão nalguma actividade e que carecem de apoio para incrementar a sua capacidade de produção. Explicou que o projecto foi concebido como solução para os recém-graduados em diversas instituições de formação profissional, para que tenham oportunidade para aplicar os conhecimentos adquiridos.

Os contemplados assumiram que os kits são um impulso para as suas actividades e tudo farão para a expansão dos seus negócios, bem como para empregar alguns jovens que carecem de oportunidades. Maulito Jorge, que recebeu kit de processamento de citrinos e cana-de-açúcar, disse que o crescimento do seu negócio vai contribuir para reduzir a deterioração de fruta no distrito.

Assante Vilanculos, que recebeu uma moageira, disse que os kits de emprego incentivam o empreendedorismo juvenil e ajudarão na melhoria das condições de vida dos jovens e das comunidades onde estão inseridos.

X