Geração Biz

SMS Biz

O programa está a ser implementado nas províncias de Nampula, Gaza, Zambézia, Cidade e Província de Maputo, cujo grupo alvo é dos 10-24 anos de idade.

1.1. SMS BIZ – Conceito

O SMS BIZ é um serviço de aconselhamento, troca de experiências e informação sobre a Saúde Sexual e Reprodutiva, e prevenção do HIV/SIDA via SMS, para adolescentes, jovens e adultos dos 10-50 anos de idade mas com um foco abrangente na faixa etária dos 10-24 anos de idade.

1.2. COMO FUNCIONA?

O processo de funcionamento do SMS BIZ é muito simples. O utilizador deve se subscrever, apenas uma vez, enviando um SMS com a palavra JUNTAR para o número gratuito 9 22 22. O mesmo irá responder cinco (5) perguntas correctamente, nomeadamente: A idade, o sexo/gênero, a província, o distrito dessa província e por fim o local/fonte onde ouviu falar do SMS BIZ. De seguida, irá receber uma mensagem do sistema confirmando a subscrição do utilizador com sucesso. Existe uma central composta por 24 conselheiros qualificados baseados na Associação Coalizão da Juventude Moçambicana em Maputo, onde as perguntas enviadas pelos beneficiários do SMS BIZ são respondidas, e em certos casos, são referidos aos provedores de saúde para o devido tratamento. Ademais, existem pontos focais nas escolas e escritórios da Coalizão nas 4 províncias que participam em campanhas promocionais do SMS BIZ e sensibilizam os demais adolescentes e jovens a aderir a iniciativa.

1.3. Objectivos e Benefícios

Os objectivos e benefícios do SMS BIZ são:

  1. Conversa directa, aberta e em segredo, com um conselheiro treinado;
  2. Informação correcta sobre a Saúde Sexual e Reprodutiva;
  3. Fácil de usar;
  4. Ajuda os adolescentes e jovens a exercer os seus direitos à Saúde Sexual e Reprodutiva;
  5. Contribui para o reforço e promoção da rede de jovens e adolescentes sobre questões de prevenção do HIV/SIDA;
  • Contribui para reduzir o número de novas infecções pelo HIV nos adolescentes e jovens.

De acordo com os dados estatísticos (www.smsbiz.co.mz), até ao dia 24 de Fevereiro de 2017, mais de 70,900adolescentes e jovens estão registados no SMS BIZ, 60% do sexo masculino e 40% do sexo feminino.

Ademais, grande percentagem do poder de decisão do uso dos preservativos, entre outros, está nos rapazes em relação as raparigas.

De acordo com os dados estatísticos o número de jovens alcançados representa 133%, ultrapassando a meta prevista de 50.000 adolescentes e jovens registados

no SMS BIZ, como se ilustra a seguir:

  1. Gaza:475;
  2. Zambézia: 137;
  3. Maputo : 764;
  4. Nampula: 195;
  5. Outras províncias: 400; e
  • Registo incompleto: 500

1.4. Análise de dados

Número de SMS usados nas Redes de Telefonia Móvel

Durante a fase piloto do SMS BIZ, o número total de SMS usado foi:

  1. VODACOM: 3.129.752 SMS
  2. MOVITEL: 1.369.304 SMS
  3. TMCEL: 862.941 SMS

Número Total de Mensagens Usadas: 5.361.997 SMS

Diariamente, uma média de 500 mensagens de dúvidas, curiosidades, inquietações, críticas e partilha de experiencia são enviadas para o SMS BIZ.

Ademais, grande parte destas mensagens abordam temas relacionados com a saúde sexual e reprodutiva, sexualidade, Violência Baseada no Género, prevenção do HIV/SIDA e outros temas que apoquentam os adolescentes e jovens subscritos no SMS BIZ. Todavia, os três (3) tópicos questionados com muita frequência nos últimos 12 meses, foram:

  1. HIV Transmissão, Prevenção, Tratamentocom 38,802 questões
  2. Sexualidadecom 38,306 questões;
  3. Planeamento-Gravidezcom 34,288 questões.

 

Rapariga Biz

  1. RAPARIGA BIZ

No âmbito da implementação dos projectos e programas do governo no domínio da juventude, foi lançada a Iniciativa Rapariga BIZ em Agosto de 2016, nas Províncias de Zambézia e Nampula.

A iniciativa visa apoiar o desenvolvimento de competências nas raparigas vulneráveis dos 10 aos 24 anos de idade, em diversas áreas, como: comunicação, cidadania (incluindo direitos humanos), Saúde Sexual e Reprodutiva e empoderamento económico para as raparigas vulneráveis e redução do índice de gravidezes precoces.

Na iniciativa Rapariga BIZ, são consideradas raparigas vulneráveis as meninas iletradas, letradas do ensino primário 1º ciclo, as meninas com menos de 24 anos que sejam mães solteiras e não trabalhadoras ou trabalhadoras informais, as meninas deficientes, e seropositivas, dado o seu grau de vulnerabilidade em relação as matérias a serem tratadas pela iniciativa Rapariga BIZ a nível local.

1.1. COMO FUNCIONA A INICIATIVA RAPARIGA BIZ?

A iniciativa funciona com um processo de Mentoria que é um mecanismo de aprendizagem e apoio, em que raparigas de uma mesma comunidade e de faixa etária igual ou próxima, participam de sessões sobre temas do seu interesse, o que lhes permite melhorar suas competências e melhor orientarem suas vidas.

Para o caso da iniciativa Rapariga BIZ, as mentoras são de preferência as jovens e adolescentes já formadas pelo Programa Geração Biz (PGB).

O programa conta com o apoio financeiro da Suécia, e o mesmo foi aprovado com um financiamento Global de 13.970.447 Milhões de Dólares Americanos, para os próximos 4 anos.

Neste contexto, no âmbito desta iniciativa, foram formadas 780 mentoras, sendo 630 em Nampula e 150 na Zambézia.

Foram realizadas 2 Conferências Provinciais e 1 Nacional da Rapariga, nas províncias de Nampula, onde estiveram presentes 203 raparigas.

1.2. Redes Provinciais de Alumini

No âmbito do reconhecimento da contribuição dos voluntários e antigos educadores de pares do PGB, e na perspectiva de mobilizar o entusiasmo, a influência e a experiência dos actuais activistas e antigos, foram realizadas reuniões provinciais em todo o país, abrangendo cerca de 500 aluminis.

1.3. Reunião Nacional de Coordenadores

Foi realizada a Reunião Nacional dos Coordenadores do PGB na Cidade de Maputo que contou com a presença de 60 participantes. A reunião tinha como principal objectivo, avaliar o grau de implementação do Programa Geração BIZ referente ao ano 2015 e definir ações para o ano 2016.

X