Presidente Nyusi lança “Emprega” para tirar 50 mil jovens do desemprego em cinco anos

A iniciativa conta com um investimento de 27.5 milhões de dólares e visa financiar os jovens empreendedores e as suas empresas para gerar resiliência e 50 mil  postos de trabalho em cinco anos.

No lançamento do programa, o Presidente da República deixou claro o objectivo – contrariar as estatísticas que continuam a colocar o desemprego como um dos principais problemas em Moçambique.

Segundo dados de estudos recentes do Instituto Nacional de Estatística, em Moçambique apenas 17% dos empregos formais são assalariados. Nas zonas urbanas, 24% dos jovens estão desempregados e o cenário é ainda pior nas zonas rurais, onde os poucos que conseguem emprego têm baixos rendimentos e continuam a viver abaixo da linha da pobreza.

São estes os números que se pretende alterar com o Programa “Emprega”, cuja implementação está prevista para o período 2021-2025. Durante este período, pretende-se gerar 50 mil empregos formais, colocando jovens a empregar jovens.

“O Programa Emprega baseia-se numa visão fundamental, os três E’s: educar, empoderar e educar. Este é o momento da juventude. O comprometimento com a empregabilidade e o bem-estar dos moçambicanos em plena pandemia da COVID-19 significa aprender a conviver com as restrições e avançar com um projecto de criação de emprego, criação de empresas e aumento da produtividade. Os nossos jovens não formam apenas a maioria da população moçambicana, eles formam, também, a geração com o mais elevado nível de educação e formação que este país já teve”, disse o Presidente da República, Filipe Nyusi, durante a cerimónia de lançamento, em Maputo.

X